quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sugestão de aula de filosofia sobre Espinosa e Billy Elliot

Espinosa e Billy Elliot
Objetivo da aula: aprender sobre o que Espinosa considera ser a felicidade e relacionar com o filme “Billy Elliot”

Dinâmica:  
http://www.youtube.com/watch?v=ANSZJoKwb3w

Espinosa e Billy Elliot:
Para Espinosa, a felicidade só existe quando predominam paixões alegres, e ela “não é o prêmio da virtude, mas a própria virtude”. Mas como evitar as paixões tristes? Segundo ele, o único jeito de destruir essas paixões tristes é ter paixões alegres. As pessoas que buscam a felicidade no consumo e nas aparências tem uma felicidade inatingível e a frustração presente, pois suas mentes ficam tão tomadas pelo desejo da aquisição, que nada mais importa. O problema não está no desejar, pois o desejo é a nossa essência.
            E como essa ideia se relaciona com o filme “Billy Elliot”? No filme, Billy não se sentia feliz fazendo boxe, o esporte que ser avô e seu pai praticaram, mas se sentia na obrigação de fazer porque aquilo era como um tradição dos homens da família. Isso criava uma paixão triste no garoto. Quando ele conhece o balé, se apaixona, fica feliz pois está fazendo algo que gosta, que se sente bem fazendo. Apesar de, no começo, o pai não aprovar a decisão do filho, ele percebe o quanto Billy gosta e é bom no que faz, e começa a apoia-lo. Isso cria uma paixão feliz no menino, que segue com a carreira, agora tendo a aprovação do pai e do irmão.

Aula:
1.     Apresentar o objetivo para a sala
2.     Apresentar a música da dinâmica e pedir para os alunos opinarem sobre a música em relação ao filme
3.     Explicar a relação da música e do filme: Podemos relacionar o filme e a música de inúmeras maneiras mas em ambos algumas “ideais” de fato se sobressaem como por exemplo a incerteza do que de fato você ama, do que te faz bem e ainda mais interessante o fato de quebrar barreiras impostas pela sociedade para encontrar o que te faz feliz.

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou”

4.      Explicar a ideia de felicidade de Espinosa e pedir para os alunos relacionarem com o filme (usar explicação “Espinosa e Billy Elliot”)
5.     Responder as perguntas relacionadas com o conteúdo apresentado

I.       Qual é a ideia de felicidade de Espinosa?
II.     Segundo Espinosa, como combatemos paixões tristes?
III.  Explique resumidamente como as ideias de Espinosa se relacionam com o filme Billy Elliot.

Respostas:
I.       Para Espinosa, só é possível alcançar a felicidade quando predominam paixões alegres. E a felicidade é a própria virtude, não o prêmio dela.
II.     O único jeito de combater paixões tristes, segundo Espinosa, é tendo paixões alegres.
No filme, Billy só passa a ser feliz de verdade quando combate sua paixão triste, que no caso era o boxe, e passa a ter uma paixão feliz, o balé.
III.  No filme, Billy só passa a ser feliz de verdade quando combate sua paixão triste, que no caso era o boxe, e passa a ter uma paixão feliz, o balé.





 Grupo: Caroline, Giulia, Marcus, Mariana, Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário