quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sugestão de aula de filosofia sobre Nietzsche e o filme Billy Elliot

Nietzsche foi um dos fundadores do existencialismo.

Liberdade
Com essa afirmação vemos o peso da responsabilidade por sermos totalmente livres. E, frente a essa liberdade de eleição, o ser humano se angustia, pois a liberdade implica fazer escolhas, as quais só o próprio indivíduo pode fazer. Muitos de nós ficamos paralisados e, dessa forma, nos abstemos de fazer as escolhas necessárias. Porém, a "não ação", o "nada fazer", por si só, já é uma escolha; a escolha de não agir. A escolha de adiar a existência, evitando os riscos, a fim de não errar e gerar culpa, é uma tônica na sociedade contemporânea. Arriscar-se, procurar a autenticidade, é uma tarefa árdua, uma jornada pessoal que o ser deve empreender em busca de si mesmo. 

Nietzsche se preocupava com uma questão: o que limita a ação de um indivíduo?

O Indivíduo versus a Sociedade
O existencialismo representa a vida como uma série de lutas. O indivíduo é forçado a tomar decisões; freqüentemente as escolhas são ruins. Nas obras de alguns pensadores, parece que a liberdade e a escolha pessoal são as sementes da miséria. A maldição do livre arbítrio foi de particular interesse dos existencialistas teológicos e cristãos. As regras sociais são o resultado da tentativa dos homens de planejar um projeto funcional. Ou seja, quanto mais estruturada a sociedade, mais funcional ela deveria ser. Os existencialistas explicam por que algumas pessoas se sentem atraídas à passividade moral baseando-se no desafio de tomar decisões. Seguir ordens é fácil; requer pouco esforço emocional e intelectual fazer o que lhe mandam. Se a ordem não é lógica, não é o soldado que deve questionar. Deste modo, as guerras podem ser explicadas, genocídios em massa podem ser entendidos. As pessoas estavam apenas fazendo o que lhe foi dito.

Nietzsche acreditava na idea de que não há sentido a ser encontrado no mundo além do significado que damos a ele.

Podemos relacionar as ideias de Nietzsche com o fato do pai de Billy não aceitar o desejo de seu filho praticar ballet, já que a sociedade considera um ballet como uma dança para as mulheres. Também vemos que Billy só alcançara a felicidade dando sentido a sua vida, o que o faz com o Ballet.

Filme - trailer: Billy Elliot
Musica: I want to break free - Queen

Perguntar: 
1)Qual o significado da musica?(quer fazer alguma coisa mas não pode por diversos motivos)
2)Existem coisas que voces gostariam de fazer mas nao fazem por medo de ser julgado?

Explicar ideias do existencialismo: Busca da felicidade, liberdade e o indivíduo das sociedade (Ideias do Nietzsche)

Relacionar com Billy Elliot

Cena em que Billy enfrenta o seu pai (relacionar com alguma situação vivida pelos alunos)
Fazer uma reflexão com os alunos relacionando as ideias de Nietzsche com o filme e a musica.

Perguntar: Em algum momento voces ficaram com receio de seguir seus instintos?
(Caso não haja participação dos alunos, relate uma experiência vivida por voce.)


Grupo: Brayan Barotto, Christine Martins, Leonardo Spinola, Mariana Zilli e Martina Rocha.

2 comentários:

  1. O texto de vocês está muito bom. Vocês consseguiram fazer um texto que relaciona o filme Billy Elliot com Nietzsche de uma forma muito fácil de se entender. Esse texto nos mostra que vocês entenderam muito bem o conteúdo e a proposta do trabalho. Tudo está muito bem organizado e vocês também escolheram uma música muito legal para ser utilizada na sensibilização. O passo-a-passo do que irão fazer também ficou muito claro e as perguntas são ótimas. Parabéns!

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