segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mito e a religião, a ciência e a razão,senso comum e filosofia e arte.

 Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte.

O mito e a religião
O mito proporciona um conhecimento que explica o mundo a partir da ação de forças, energias, criaturas, personagens sobrenaturais. O mito usa explicações irracionais, para explicar acontecimentos antes desconhecidos pelo homem.
 As religiões também apresentam uma explicação sobre natural para o mundo, porem para aderir a uma religião, é obrigatório crer ou ter fé nessa explicação. Alem disso a fé na religião não proporciona somente a explicação de alguns fatos mas também a influencia de uma força maior e a crença de que a religião proporciona ao homem a salvação.

A ciência e a razão
A ciência procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito. A ciência usa a razão para explicar os fatos da vida e baseia as conclusões em fatos e características reais.  Nesse sentido, pretende buscar o conhecimento objetivo

O senso comum
O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo, baseada na opinião, que não inclui nenhuma garantia da própria validade; é um conhecimento popular, que não se baseia em métodos ou conclusões cientificas.
Por exemplo: Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.


A filosofia e a arte:
A Filosofia procura, através da arte, do conhecimento geral, senso comum, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica. Para Platão, a filosofia é o uso do saber em proveito em  benefício do homem. filosofia é a busca do Bem, da Verdade, do Belo e de como os homens podem conhecer essas três entidades.
O conhecimento proporcionado pela arte não nos dá o conhecimento objetivo de uma coisa qualquer, mas o de um modo particular de compreendê-la, um modo que traduz a sensibilidade do artista. É um conhecimento produzido atravez da subjetividade.

“O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo. Em todo sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte
Em qualquer parte sempre fica todo.

O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.

Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.”

                                                           Gregório de Mato

Erick Crespo, João Pedro, João Gabriel.                               9th Grade

7 comentários:

  1. A apresentação do tema do post foi muito bom, as idéias estavam bem organizadas também. Na parte do senso comum, eu acho que daria pra aprofundar um pouco mais no assunto. Uma sugestão seria escrever sobre de onde vem o senso comum das pessoas, se vem de influência dos mais sábios ou se é algo que nós desenvolvemos por conta próprio.
    O poema foi uma idéia legal de fechamento de texto, faz com que os leitores pensem em uma pequena reflexão sobre o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Concordo com você, acho que deveríamos ter aprofundado mais na parte do senso comum, mas este tópico é muito complicado, e muito difícil de explicar, então procuramos deixar o mais simples possível.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas sugestões! e respondendo sua pergunta, o senso comum na verdade é uma mistura entre esses dois fatores. desde quando nascemos já nos ensinam o que é certo ou errado, e as coisas que não nos ensinam nós a desenvolvemos por conta própria, usando nossos conhecimentos e instintos. Espero ter esclarecido.

      Excluir
  2. Achei o texto de vocês muito bom pois através de uma forma simples, conseguiram mostrar como a religião, a ciência, o mito, etc nos ajudam a entender o nosso mundo, a nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Nós nos esforçamos muito para deixar o texto interessante.

      Excluir
  3. Obrigado pelo apoio! tentamos ser diretos e objetivos,para explicar esses topicos de maneira interessante. Que bom que gostou :)

    ResponderExcluir
  4. Mas Filosofia e Arte são modos diferentes de ver o mundo!

    ResponderExcluir